Código: | MPE10020 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EIDP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira Jorge Manuel Bento Pinto |
Português
Equacionar a educação como um problema social em permanente reconfiguração.
Compreender a diversidade sociocultural que caracteriza as sociedades contemporâneas, bem como as suas causas e implicações na educação.
Conhecer diferentes abordagens educacionais, sociais e políticas à diversidade cultural.
Conhecer condições necessárias para estabelecer um projeto educativo intercultural.
Identificar estratégias que permitem reduzir o preconceito e a discriminação.
Analisar materiais pedagógicos numa perspetiva multicultural, nomeadamente programas e manuais escolares.
Conhecer diferentes tipos de diferenciação pedagógica.
Saber construir dispositivos de diferenciação pedagógica encontrando as respostas mais adequadas à promoção da integração e sucesso de todos os alunos.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
As conceções da diferença e a organização do trabalho pedagógico.
Da pedagogia dos “inadaptados” à pedagogia para todos.
Os fundamentos da Educação Intercultural.
Teorias e práticas da Educação Intercultural.
Perspetivas sobre a escola, a ação do professor e do aluno:
- diferentes heterogeneidades na sala de aula;
- programas e manuais: análise crítica numa dimensão intercultural;
- da perspetiva monocultural a um projeto intercultural.
A investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
A articulação pressupõe que objetivos e conteúdos possibilitem aos estudantes o conhecimento e o estímulo para a análise, a reflexão e o debate no âmbito da Educação Intercultural e da Diferenciação Pedagógica, bem como lhes propiciem o desenvolvimento de competências que os preparem, enquanto futuros profissionais, para uma intervenção adequada a contextos educativos heterogéneos. Tal prática pressupõe competências para que, em contexto, se abordem pedagogicamente as diferenças de uma forma inclusiva.
As diferentes temáticas serão abordadas privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos estudantes, serão realizadas atividades de:
- análise de orientações curriculares, programas, manuais e diferentes materiais pedagógicos numa perspetiva intercultural;
- apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes;
- análise e discussão de textos de modo a desenvolver nos estudantes a capacidade crítica de análise e autoformação.
O objetivo central da unidade curricular é o de preparar os estudantes, a agir em escolas, turmas e comunidades heterogéneas, a metodologia teórico-prática, e de seminário, parece particularmente adequada quer para fornecer aos estudantes os conhecimentos essenciais à participação informada nas discussões a desenvolver em aula, quer para possibilitar o aprofundamento de temáticas que considerem particularmente importantes no contexto do seu percurso formativo.
Considera-se, que a análise e debate de textos, a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados, a problematização de situações concretas e/ou conhecidas, a análise de materiais (orientações curriculares, programas, manuais e outros materiais didáticos), a análise de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares de grande diversidade a vários níveis, são indicadores da articulação das metodologias e dos objetivos de aprendizagem que se pretende que os estudantes evidenciem. Também se considera que é demonstrativo dessa coerência a construção de materiais de modo a incluir todos os alunos.
A avaliação inclui:
Participação e discussão nas temáticas abordadas em aula (25%); ficha de leitura (trabalho individual) (25%); análise de um manual escolar ou elaboração de uma proposta de trabalho tendo em conta a diversidade de todos os alunos (trabalho em grupo) (50%).
Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores
devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
Bizarro, R. (2006). Como abordar… A escola e a diversidade cultural- multiculturalismo, interculturalismo e educação. Porto: Areal Editores.
Díaz-Aguado, Mª J. (2000). Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto: Porto Editora.
Cortezão, L. (2001). Acerca da ambiguidade das práticas multiculturais: Necessidade de vigilância crítica hoje e amanhã. In: D. Rodrigues (Org.), Educação e diferença: Valores e práticas para uma educação inclusiva (pp. 49-65). Porto: Porto Editora.
ILTEC (2013). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Kakn, S. (2010) Pédagogie différenciée. Brussels: de Boeck.
Moreira, Mª A.; Zeichner, K. (2014). (Org.). Filhos de um Deus menor: diversidade linguística e justiça social na formação de professores Mangualde: Edições Pedago.
Perrenoud, Ph. (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora
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